Aumentando o valor do seu Design Conversacional com o ferramentas de prototipação.

Lucas Medrado
5 min readJun 30, 2023

--

Você, designer conversacional, certamente sabe o que é o Figma e outras ferramentas de prototipação, como Adobe XD, Sketch e etc.

Logo do Figma, Adobe XD e Sketch (Fonte: autor)

Essas ferramentas, muito utilizadas no desenho de interfaces gráficas digitais (UI), também podem ser boas aliadas na criação de jornadas conversacionais para chatbots e URAs (os robôs de telefone).

Decidi reunir aqui alguns motivos para você começar a utilizar essas ferramentas, principalmente o Figma, que é gratuito, se você estiver buscando aumentar a qualidade das suas entregas.

Protótipos de alta fidelidade para seus designs conversacionais

Assim como no desenho de interfaces gráficas, chatbots e URAs precisam passar por uma etapa de protótipo antes de serem desenvolvidos e disponibilizados para as pessoas usuárias.

É dessa forma que o design conversacional pode ser entendido, revisado, avaliado e corrigido por tomadores de decisão, equipes de desenvolvimento, de garantia da qualidade (QA) e outros designers.

Quanto mais próximo o protótipo se aproximar do produto final, mais claro e assertivo ele vai ser para as pessoas que tomam as decisões e trabalham no projeto.

Apresentar o seu design na interface gráfica em que ele será disponibilizado para as pessoas usuárias, ajuda a levar o foco para o seu design conversacional, uma vez que ele será visualizado de forma clara, objetiva e direta. Isso ajuda a receber feedbacks mais assertivos, e encontrar inconsistências que poderiam passar despercebidas.

Durante minha experiência como designer conversacional, utilizei, e ainda utilizo, fluxogramas de texto ou jornadas de diálogo transcritas em editores de texto.

Essas ferramentas são boas e válidas na criação de URAs e Chatbots, mas apresentam algumas limitações.

Os fluxos, por exemplo, focam em condicionais e caminhos possíveis, o que pode deixar os stakeholders confusos com todas as possibilidades ou fazer com que deixem de visualizar o design de cada jornada. Já os diálogos em editores de texto podem ser simples demais e dar a impressão de que o design conversacional foi feito de forma corriqueira.

Vantagens de criar protótipos de alta fidelidade

Existem vantagens para todo o time quando se elaboram protótipos de alta fidelidade para suas jornadas conversacionais:

  • Designers: você, como designer, pode ter mais clareza de como será o resultado final, revisar e reavaliar suas decisões com mais assertividade e dar mais destaque para o seu design conversacional;
  • Tomadores de decisão: podem acompanhar e alinhar as expectativas em relação ao produto, avaliar e tomar decisões com mais clareza e embasadas no seu design;
  • Equipes de desenvolvimento: terão visibilidade e estarão alinhadas com você sobre como deverá ser o produto final;
  • Garantia da Qualidade (QA): contarão com um gabarito fiel (seu design) durante suas atividades.

Em jornadas mais simples, é até mesmo possível fazer protótipos 100% funcionais e aplicar testes de usabilidade.

Protótipos de alta fidelidade no Figma

Com o Figma, e outras ferramentas de prototipação, é possivel desenhar a interface em que o seu chatbot será disponibilizado para as pessoas usuárias. No caso do WhatsApp, Instagram e outros canais mais comuns, por exemplo, existem diversos templates disponíveis e que podem ser utilizados.

UI Kit contendo balões de diálogo do WhatsApp (Fonte: autor)

Se você já for mais independente no Figma e topar esse desafio, você mesmo pode construir a interface do webchat da sua empresa ou do seu cliente!

Protótipo de Webchat (fonte: autor)

Criando uma interface do zero no Figma, você conhece, pratica e aprimora os seus conhecimentos na ferramenta, que é incrível e cheia de possibilidades.

Exemplo de Design Conversacional de Alta Fidelidade (fonte: autor)

Utilize ferramentas como Componentes, Auto Layout e Vertical Scroll para deixar o seu protótipo mais realistas e economizar tempo caso precise fazer modificações.

Indo além: Ferramentas mais avançadas, como ProtoPie, permitem que você use outros recursos, como o teclado, câmeras e microfones de aparelhos móveis, além de receber comandos de voz e entradas de texto. Isso pode expandir ainda mais as possibilidades do seu protótipo!

Para dar destaque ao Design, crie Jornadas de Diálogos não fluxos

Para utilizar o Figma, contudo, é necessário fazer algumas adaptações e desenhar jornadas individuais pelas quais os usuários podem passar, diferente dos fluxos, em que todas as jornadas possíveis estão em um emaranhado de possibilidade (tudo em todo lugar ao mesmo tempo).

Exemplo de jornadas no Figma (fonte: autor)

Ao fazer seu design por jornadas, você pode focar em cada um dos caminhos específicos que as pessoas usuárias irão percorrer, criando empatia com usuários com especificidades e características distintas.

Cause impacto com os seus Protótipos de Alta Fidelidade

Por fim, prótipos de alta fidelidade costumam causar boas impressões na sua equipe e nos seus clientes. Eles vão reconhecer que além do trabalho do design conversacional, houve especial atenção na criação do protótipo e em como ele seria apresentado.

E por falar nisso, apresentando um protótipo no Figma, você ainda estará diminuindo o cansaço visual e o fardo cognitivo das pessoas para quem o protótipo está sendo apresentado, afinal, pode ser desgastante ter que ficar dando zoom ou procurando setinhas em um fluxo.

Outros recursos úteis

Mas não acaba por aí!

Utilizar o Figma para entregar os seus designs conversacionais não precisa impactar a sua produtividade. Recursos valiosos como Bibliotecas, Componentes e Auto Layout são grandes aliados que permitam a escalabilidade do Design. Ou seja, uma vez feito, é só replicar e adaptar para outros projetos.

Também, o Figma é uma ferramenta muito fácil de usar e que tem na sua base o trabalho colaborativo. Recursos como Modo Apresentação e Comentários podem ajudar você a enviar os protótipos para outras pessoas e receber feedbacks de maneira rápida e pontual.

Finalizando

Vimos neste texto o que são ferramentas de prototipação, protótipos de alta fidelidade e como eles podem ser úteis no desenho de fluxos conversacionais. Eles permitem que você possa destacar o seu Design Conversacional, que todos os envolvidos nos projetos tenham clareza do objetivo final, além de causar uma boa impressão e elevar a qualidade das suas entregas.

É isso! Se você tiver qualquer dúvida ou sugestões, mande uma mensagem nas minhas redes!

--

--